Olá! Aqui você vai conhecer o Algarve desde o litoral até ao alto da serra, praias, meio rural e muito mais....
ALGARVE - O SEGREDO MAIS FAMOSO DA EUROPA

sábado, agosto 20

38 comentários:

Anónimo disse...

Olá Antonio muito lindo seu trabalho linda musica não chores por mim Argentina é minha musica predileta eu amo está linda canção .
Amigo parabens pelo seu lindo tabalho .
NEUZA - BRASIL

Gisele Claudya disse...

Ual, que lugar lindoooooooo, apesar de abandonado. Realmente, poderia ser um belo ponto turístico.
Tomara que os governantes pensem assim tb.
Beijocasssssss

Antonio disse...

Um Óptimo e feliz trabalho. Parabéns. Não pare de mostrar o quanto de belo existe no Algarve.
Um grande abraço. Borges.

Anónimo disse...

Embora não seja algarvia de nascimento, considero-me como tal, pois vivo cá à práticamente 40 anos. O seu trabalho está espectacular! Continue! O nosso Algarve merece!
Parabéns!

Jorge Portojo disse...

Caro amigo.
Sempre digo que a história não deve ser esquecida. Mas quem quer saber disso ? Lá vamos andando, nós os "curiosos", atrás dela para a trazer à luz da net.
Parabéns pelo belo trabalho.
Um abraço desde cá de cima

Anónimo disse...

Parabéns por me deixar (re)visitar um sitio que conheci há uns tempos.

Abraço,
Paulo Felizardo

Anónimo disse...

Parabéns. JM Correia

Anónimo disse...

BOM DIA, AMIGO.

Felicito-o pelo seu trabalho, feito com qualidade e com um objectivo transcendente. Na verdade, domina bem a técnica que coloca na valorização do seu Algarve. Tudo o que fizermos pela divulgação e apreço das nossas terras é de aplaudir.
Com menos técnica, vou viajando por este país e captando algumas imagens. Hoje, envio-lhe alguns aspectos do Luso.
Aceite os meus respeitosos cumprimentos.
Elias Moreira

Anónimo disse...

JBA diz:
1 - Eis mais um excelente trabalho de «AMCS», ou, se o desejarem, do «Tomanel», intitulado «Hangares da Ilha da Culatra», Faro, Algarve.
2 - Não há dúvidas de que todos os trabalhos que me envia (e que eu reenvio para todos Vós) são maravilhosos.

ANTÓNIO SANTOS disse...

COMENTÁRIO DO AUTOR:

Amigos(as)

Numa visita que fiz à Ilha da Culatra, tocou-me no coração as histórias que vou contar com referência aos HANGARES da Ilha da Culatra. Para quem não sabe, as localidades de Culatra - Hangares - Farol, estão inseridos numa única Ilha (Ilha da Culatra).

Tive que lá voltar novamente para concluir esta apresentação de 10 minutos. Vale apena ver ligando a música e deixe a apresentação avançar automáticamente, clicando em:

WWW.UMRAIODELUZEFEZSELUZ.BLOGSPOT.COM

Quaisquer comentários poderão ser feitos no local apropriado clicando em comentários.

Na verdade, quero aqui agradecer publicamente a todos os(as) amigos(as) que lá vão publicando um ou outro comentário. Nunca é demais chamar à atenção de quem de direito para uma realidade que nos choca a todos.
Cumprimentos e abraços.
António Santos (Tomanel)

Anónimo disse...

muito interessante (como era de esperar!!!!) esta apresentação

Continuação de bons trabalhos

Mariana

Santos Oliveira disse...

A História é feita de Histórias que os Homens concretizam pelos actos que realizam.

Há Histórias más e Histórias boas; ambas fazem a verdadeira História.

Aqui, um lugar que foi uma Base Aeronaval, deveria conservar-se a Memória do Lugar.
É que a verdadeira História deve respeitar os Sítios que a suportam.

Destruir, destruir, é mandato de ignorantes que, com isso, pretendem esconder as Memórias nas areias desse maravilhoso lugar.
Avestruzes Políticas!!!

Parabéns, António, por difundires e denunciares o que ainda pode ser recuperado por mais valia económica.

Os "deuses" é que sabem...

DAD disse...

Foi por acaso que recebi um PPS seu, do qual gostei muito. Através deste conheci este seu Blog, muito interessante. Também sou algarvia -de Lagos e morei em Faro bastante tempo.
Grande abraço de parabéns pelo seu trabalho, Vou ler o Blog atentamente.

Anónimo disse...

Fantástica a sua reportagem
Continue assim.
Um grande beijinho da sua amiga
Liliana

Anónimo disse...

Fantástica a sua reportagem
Continue assim.
Um grande beijinho da sua amiga
Liliana

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

Ola antonio

Um dia eu dis o President de pedir informação sobre a ilha do tempo da guerra se avia arquivos,fotos dos Hangeres do tempo da guerra. se os franceses ainda tinha direitos sobre ella mas ninguem me sabe dizer.

Eu faria desta ilha um museu ao vivo: fazia vir 2 o 3 avioes de guerra antigos, carros de guerra etc e espalhava-os por a ilha a fora, limpava tudo e fazia um barco para os turistas virem ver uma ilha de patrimonio da guerra.
Eu não sei se a frança tem ainda poderes sobre ella, e se em caso de uma guerra ella sera novamente emprestada.

Mas para a ria formosa era um (plus) na historia.

Nos autros países é perservada a lembrança da historia da guerra. Aqui em Olhão só há a ponte da libertação de olhão do tempo de Napoleon.

podes publicar as minha palavras.

ANITA ANTUNES
Escreve assim porque vivia em França e só há cerca de 8 anos é que veio morar para Olhão.

tukakubana disse...

Muito interessante. São estas memórias que não se deve deixar morrer. O seu blog e os "Hangares" chegou-me através de um amigo. Gostei, hei-de voltar.

irene disse...

Adorei a reportagem.Tanta história "perdida"....Continue e muito obrigada por todos estes trabalhos que nos apresenta.
Irene

Anónimo disse...

Boa Tarde, Senhor António

Em resposta ao seu contacto de 14/09/2010, a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa muito agradece o envio da apresentação referente à visita realizada ao Núcleo dos Hangares.

Com os Melhores Cumprimentos,

Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, S.A.



Telf: 289 700 640
Fax: 289 700 649

Anónimo disse...

Boa tarde amigo António

Obrigado pelo envio deste magnífico filme da Ilha de Culatra.

Bom fim de semana

Um abraço amigo

João Paixão

Anónimo disse...

Vi o teu blogue a respeito dos Hangares e fiquei maravilhado.Devo dizer-te que o padre Celestino Manso,que conheci antes de ir para a guerra em Tavira,já lá vão quase 40 anos,fez uma ampla divulgação do mesmo.Os meus parabéns.Um abraço.oscar pinto.

Anónimo disse...

Exmo. Senhor
António Manuel Conceição Santos

Na sequência da vossa mensagem de correio electrónico datada de 08-10-2010 sobre o assunto referido em epígrafe e em conformidade com o despacho datado de 11-10-2010 da Exma. Sra. Vereadora do Pelouro de Cultura, Dra. Alexandra Rodrigues Gonçalves, vimos pelo presente agradecer a V. Exa. a disponibilidade prestada e informar que registámos as suas observações.

Mais informamos que transmitiremos estas condições às entidades com responsabilidade no local, para além das que pertencem à Câmara Municipal de Faro.

Com os melhores cumprimentos,

Cristina Neto
Directora do Departamento de Cultura
Divisão de Cultura e Turismo
Câmara Municipal de Faro
dct.dc@cm-faro.pt
www.cm-faro.pt
Tel: 289 870 894
Fax: 289 802 326

Anónimo disse...

Bom dia,
Recebi dum amigo a divulgação desta mensagem. Queria dizer-lhe que tendo vivido alguns anos em Faro e conhecendo a ilha do Farol, ao ver esta paisagem de Hangares fiquei com pena de nunca ter visitado a Culatra que algumas vezes me foi sugerida e nunca se proporcionou. Espero poder fazê-lo numa próxima viagem ao Algarve. Bem haja por nos dar a conhecer paisagens tão maravilhosas e preocupar-se com a recuperação do que realmente vale a pena recuperar.
Orlando Borges

Anónimo disse...

parabens pelo trabalho sobre os hangares sou de olhão e ja passei lá bons momentos gostei de ver numa das fotos o meu barco
espero que o teu pedido de reabilitacao seja aceite... parabens

Anónimo disse...

Fiquei imensimento contente de vere "a minha ilha OS HANGARES" com sua historia feita, ate que enfim recunhecida, muito obrigada pele o vosso trabalho.
Mais a dois pontos que nao percebe bem...
O primeiro ponto ei que quem fala da ilha e diz que nao mora la pescadores,so viu adevogados, dotores etc... tem que la voltar otra vez porque viu mal!!!..tenho os meus primos FERNANDO CHAGAS E PACIENCIA, meu tio ALBINO CHAGAS, familiares ZE MANEL,LEUZINHO,CUSTODIO e de quem nao me lembre agora.., vesinhos que de la som e morom todo o ano, eu incluida LENA CHAGAS.
O secondo ponto ei esto mesmo...a reportagem(?!)Nao tenho nada a dizer a nao sere que fiquei esperando ate o fim e nao vi as casas habitadas....Antao vou falar dos meus, minha mai MARIA JOAO CHAGAS, minha tia FERNANDA PASARINHO(irmas)vista na reportagem o fim, meus primos, amigos, tio, pessoal da associaçao, o proprio filho do MANEL LOBIZHOMEM que ei o VITORINO DAS NEVES e passo quasqueres..la morom todo o ano e nao se fala, nem se vei a parte positiva da ilha dos hangares, habitada!!.
Pesse lhe desculpa senhoro ANTONIO, esto nao ei para lhe ofender, eu sei que vossei quiz por em évidencia a parte historica, esta muito bem feita, mais de vere so as ruinas accentua nas mentalidades que nao esta la vivendo ninguei, que os HANGARENSES nao estom la e esso esta errado.
Talves tera que ca voltar otra vez e sera de bom curaçao que o recebemos novamento.
Retorne a lhe agradecer OBRIGADA!.
LENA CHAGAS

Anónimo disse...

Meu caro Sr.

A sua visita aos hangares, fez-me andar mais de 50 anos para trás ao rever um espaço onde residi com os meus avós, ao tempo responsáveis pela carvoaria e pelo controlo da quantidade de carvão que cada galeão metia a bordo. Ainda lembro bem o Ti Manel Lobisomem, que morava rigorosamente atrás da casa onde habitavam os meus avós. Não há ainda hoje quem não se lembre do Ti Zé Larguito e da dona Rosinha bordadeira exímia que ensinou a arte ás filhas do Ti Lobisomen. Recordo-me com muito carinho do seu filho Vitorino felizmente ainda vivo, e que chegou posteriormente a viver em casa dos meus pais em Olhão. Excelente cozinheiro, foi proprietário de mais de um restaurante em Faro e, cuja filha escreveu com o Patrocinio da Freguesia da Sé, um livro sobre os Hangares, que fez o favor de me oferecer e que relata um pouco da realidade da vida nos Hangares nessa altura. Lá veem os meus avós e a genialidade do Ti Labisomem para as travessuras e partidas de que só gente com muito espirito é capaz.

Bem Haja pelo seu trabalho

Subscrevo-me com a minha solidariedade pela memória dos Hangares

João Larguito Claro

Sthefary disse...

Trabalho Magnífico.É uma pena que não se recupere uma riqueza abandonada!.
Parece um campo de batalha esquecido.
À senhora que aparece na reportagem envio um beijinho respeituoso e, peço-lhe que tenha paciência, pode ser que alguém consiga interessar-se pela sua terra,nem que seja,pelo menos,a água canalizada e a luz elétrica.
Um abraço para o amigo António
Sthefary

DÁNITZA GOSP. ESCRIBANO disse...

Parabéns, espero que as empresas que irão instalar o abastecimento de água e eletricidade, não são tão complicadas como não cumpridas e muitas vezes na Colômbia, são bastante honradoz espero que com essas pessoas e esse belo projeto.

SANTOS OLIVEIRA disse...

António
Confirmo quanto dizes.
O teu PPS já me passou (ou foi repassado) de países estranhos (Brasil, França, Suíça, Alemanha, Espanha, etc).
Fica a Honra que te é devida pelo magnífico trabalho de divulgação e de chamada de atenção para quem tem de decidir.
Parece ter havido eco e é de salientar a acção do Presidente da Câmara que soube ter sensibilidade. A Macário o que é de Macário.
Estão todos de parabéns: moradores, tu e a Autarquia.
Abraços
Santos Oliveira

SOL da Esteva disse...

Tomanel

É uma bela ideia juntares este conjunto de PPS's num mesmo Post.
Renova os olhares e dá-se a tendência de fazer comparações (sempre positivas para o teu trabalho).

Continuas magnifico, Amigo.
Parabéns

Abraços
SOL da Esteva

Dánitza Gosp. Escribano disse...

Obrigado, obrigado, senhora encantadora Olivia Carvalho, se você pode cumprimentá-lo de mim. A bênção também por estabela terra, ruas limpas, as suas construções simples para a harmonia da boa vida, do ensino fundamental I foi movido, porfim, obrigado, obrigado.

Bogotá-Colombia.
dsge.

Justyn Sthefary disse...

Parabéns amigo "Tomanel". Mais um belíssimo trabalho em divulgação do nosso Algarve!.O seu link foi colocado em http://ensina- aprende.forumeiros.net para que outras pessoas possam apreciar o seu trabalho.

Blogue: UM RAIO DE LUZ E FEZ-SE LUZ
Hiperligação: http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com/2010/09/coisas-do-nosso-algarve-hangares-da.html

Carlos Silva disse...

Meu Caro Amigo Santos

Obrigado pelos espectaculares pps que vais produzindo.
Sou um fervoroso adpeto deste tipo de trabalho e colecciono todos os powerpoints relativos a países e outros que gosto.
Os teus e do Portojo são espectaculares, apesar de conhecer bem os locais e de ter milhares e milhares de fotos do nosso país, sempre é melhor vê-los em sistema poewpoint.
É pena, em Portugal não haver mais malta a produzir este tipo de trabalhos, pois creio ser apenas tu e o nosso camarada e amigo Portojo a produzir.
De facto dá muito trabalho. Eu também poderia fazê-lo, na medida em que viajo bastante e face à fotografia digital, temos o trabalho mais facilitado, só que, como sabes o meu Site e a Ajuda Amiga ocupam-me o tempo todo.
Estou muito empenhado no desenvolvimento do Site, que está com uma saída fabulosa, pois em tão pouco tempo, já ultrapassa mais de 600.000 visitas reais e só conta uma por dia, caso contrário já iria quase nos dois milhões de visitas, se o contador contasse cada entrada que fazemos. Mas tido é relativo.
A vossa página é que está estagnada, pois não tem aparecido malta a enviar trabalhos. Tenho estado com o vosso ex-alf Vasco Ferreira e com o Eduardo Campos na Tabanca dos Melros que fundei na Minha Terra em Gondomar, mas é o Portojo que faz o lançamento no blogue, pois eu não tenho tempo.
Vê que vais gostar

http://www.tabancadosmelros.blogspot.com/

Já agora se tiveres alguma peça do teu espólio de guerra que queiras oferecer ao no MUSEU, diz-me que quando aí for vou ter contigo, ou então podes enviar por qualquer camrada do meu Batlhão, com os quais me encontro regularmente, por aí ou por cá por LLisboa, Alcaria e Gondomar.

Continua a enviar-me a informação, embora de vez em quando eu dê uma espreitadela no teu excelente blogue e retire dele os pps para o meu arquivo pessoal, pois com os discos rígidos externos, a malta pode gravar tudo que gosta.
Foi pena não teres podido ir ao convívio de Odeleite. Fica para a próxima
Pois aí no Algarve há muita malta amiga e até podiam fundar a Tabanca do Algarve. Eu já há anos que consigo reunir por terras algarvias uma série de malta daí e de pessoal que se encontra em férias, principalmente em Olhão; Tavira; Monchique no Petrol e em Odeleite.
Um abraço
Carlos Silva

Jorge Madureira disse...

É bom este esclarecimento,pois há muita gente que pensa que são três ilhas diferentes o que é errado.
Um abraço

Jorge Madureira disse...

Meu caro amigo Tomanel.Parabens pelo teu trabalho.Gostei imenso ,apesar de já conhecer os mesmos, é sempre bom relembrar
os locais bonitos do nosso Portugal.Espero que o nosso governo não deixe estragar a belezas destas ilhas com mais
construção clandestina.Recuperar sim, estragar não.A ver vamos.
Um abraço

Manuel Luis disse...

Concordo contigo mas realço as palavras do S. Santos Oliveira.
Um excelente trabalho.
Não conheço este espaço lindo.
Prometo ir la um destes dias.
Grato pelo precioso tempo.
Abraço

Anónimo disse...

Estas imagens da Ilha da Culatra mostraram como o tempo a modificou. Em 40 anos passou de uma ilha paradisíaca, natural e preservada, em mais um local de veraneio, igual a tantos outros - mais ou menos "kitsch" - indiferenciada e banal. Apenas reconheco um ponto positivo: a vida dos seus habitantes está, certamente, muito mais facilitada que em outros tempos.